Ortopedia

A Ortopedia-traumatologia é a especialidade médica e cirúrgica que se dedica ao tratamento das doenças, deformidades e lesões traumátcas do aparelho locomotor.
A consulta da especialidade serve-se da colheita da história da clínica e exame físico do doente para a formulação de hipóteses diagnósticas que poderão ser confirmadas com o auxílio de meios complementares de diagnóstico (p.e. raio x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecografia, eletromiografia…).

Patologias frequentes na área da Ortopedia-traumatologia:
- patologia inflamatória e degenerativa dos tendões e ligamentos (p.e. tendinite/tendinose/roturas de tendões do ombro, tendinites do joelho…)
- patologia degenerativa articular (artroses – coluna cervical, coluna lombar, ombros, anca, joelhos e tornozelo-pé)
- patologia compressiva de nervos espinhais e periféricos (p.e. dor ciática e síndrome do túnel cárpico)
- patologia muscular por sobrecarga (contraturas musculares)
- traumatologia em geral (fraturas, roturas musculares, tendinosas e ligamentares)
- patologias congénitas e do crescimento (escoliose, esteocondroses…)
- estados sequelares a traumatismos ou tratamentos ortopédicos prévios

O Ortopedista tem como objetivo diagnosticar e orientar o doente para a melhor solução terapêutica. Em alguns casos a orientação poderá ter carácter preventivo, do agravamento de lesões já estabelecidas ou de surgimento de novas lesões, muitas vezes relacionadas com a atividade profissional ou despor􀆟va.
A orientação terapêutica de cada patologia é discutida/partilhada de forma singular com cada doente (a mesma patologia pode ter tratamentos diferentes conforme o doente em questão – idade, doenças associadas, nível de instrução, nível de atividade do indivíduo, capacidade de recuperação funcional após cirurgia, expecta􀆟vas com o tratamento proposto…).
As terapêuticas indicadas poderão ser conservadoras (não cirúrgicas), como por exemplo, infiltrações articulares e periarticulares, indicação para realização fisioterapia, indicação para realização de meios físicos no domicílio como o calor húmido, gelo ou massagem, uso de ortóteses e toma de medicação para o alívio da dor.
As terapêuticas cirúrgicas têm lugar normalmente nos casos em que as terapêuticas conservadoras se revelaram insuficientes para o controlo da dor ou da melhoria funcional. São exemplo de cirurgias frequentes na área da Ortopedia a reparação de roturas de tendões do ombro, a descompressão do nervo mediano a nível do punho por síndrome do túnel cárpico, o tratamento do dedo em galho, a artroplastia total da anca e joelho (próteses), a correção do hallux valgus (joanete) e o tratamento das hérnias de disco da coluna lombar.

Médico

Dr. André Pinto

Preço consulta

65.00€

 

Para fazer marcação de consulta entre em contacto connosco