Espirometria

Os testes de função pulmonar são exames utilizados na avaliação da capacidade respiratória
de um indivíduo que permitem detectar um conjunto importante de doenças como a asma
ou a doença pulmonar obstrutiva crónica (vulgarmente designada por “bronquite crónica”).
Para além de serem importantes no diagnóstico ainda permitem avaliar a gravidade de cada
uma destas doenças bem como a resposta objectiva à terapêutica iniciada (monitorização da
doença).

A espirometria é um dos testes mais utilizados na avaliação da função pulmonar, porque
apesar de simples e acessível permite detectar e caracterizar a maioria das doenças que
afectam o normal funcionamento dos pulmões. Permite ainda avaliar o impacto de exposições
de risco (nomeadamente fumo do tabaco) sobre a capacidade respiratória. Para além destas
indicações é um exame que deve fazer parte da avaliação prévia ao início de um programa de
exercício físico de média/alta intensidade.

No decurso deste teste é solicitado ao doente que faça um conjunto de manobras respiratórias
(inspirações e expirações forçadas) durante as quais o espirometro mede o fluxo de ar
movimentado pelo doente.

O teste é realizado em laboratório apropriado com a supervisão de um pneumologista que é
também o responsável pela interpretação dos resultados obtidos.

Apesar de ser um teste simples devem ser respeitadas algumas recomendações que se
resumem nas questões e respostas seguintes.

1. Quem deve realizar este exame?

A espirometria faz parte da avaliação diagnóstica de todos os indivíduos com suspeita de
patologias pulmonares como asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica. Nos doentes com
patologia respiratória conhecida, a espirometria faz parte da avaliação regular (monitorização)
da doença e da resposta à medicação prescrita.

Pode ser realizada para esclarecimento de sintomas respiratórios como dispneia (sensação de
fata de ar), pieira (“chieira”), cansaço fácil, tosse, etc.

É recomendável a sua realização por todos os fumadores ou outros indivíduos sujeitos a
exposições ambientais (profissionais ou recreacionais) de risco respiratório, para despiste de
doenças pulmonares.

Indivíduos que vão iniciar programas de exercício físico de média/alta intensidade, devem
avaliar a sua capacidade respiratória previamente e no decurso do programa se necessário.

É um exame útil na avaliação pré-operatória e na monitorização da evolução dos doentes em
programas de reabilitação respiratória.

Para fazer marcação de consulta entre em contacto connosco.